Altominho.tv

Ponte da Barca instala primeiro Ecolugar no concelho

O Município de Ponte da Barca, em colaboração coma Resulima, colocou, no campo da feira, o primeiro Ecolugar do concelho. Trata-se do primeiro equipamento de quatro a ser instalados no concelho barquense, com o intuito de contribuir ativamente para o aumento das taxas de reciclagem.

O Município pretende reduzir a quantidade de resíduos que vão para aterro, estimular a economia circular com ganhos ambientais e prolongar a vida útil dos aterros.

A colocação dos Ecolugares constitui um complemento às atuais soluções de recolha seletiva já disponibilizadas no território. Além disso, vai contribuir para o aumento da reciclagem, bem como, para o cumprimento das metas ambientais definidas pela União Europeia.

“É um avanço muito significativo na recolha seletiva de resíduos e é, seguramente, um projeto que vai ter sucesso. Tenho a certeza de que os nossos munícipes também vão participar ativamente neste projeto, enquanto agentes ativos na melhoria ambiental que todos desejamos ” considera o Presidente da Câmara.

Este é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) que, para além das questões ambientais, revela-se “uma vantagem ao nível financeiro”, já que no protocolo assinado entre as partes, fica estabelecido que as autarquias com Ecolugares instalados vão receber, por cada tonelada recolhida 30 euros para os resíduos de embalagem de vidro, 70 euros para os resíduos de embalagem de papel e cartão e 150 euros para os resíduos de embalagens de plástico e metal.

O Ecolugar é um ponto intermédio de recolha, entre o Ecoponto e o Ecocentro, destinado a recolher volumes maiores de resíduos destinados a valorização por reciclagem, sendo composto por dois contentores de cinco metros cúbicos para o papel e cartão, dois contentores de três metros cúbicos para o vidro e dois contentores de cinco metros cúbicos para embalagens de embalagem.