A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje com abstenção dos três vereadores do PSD e CDS-PP a adjudicação da empreitada de construção de 60 novas casas, na freguesia de Darque, por quase oito milhões de euros.
A construção da urbanização municipal do Carvalhal, que recolheu os votos favoráveis dos cinco elementos do PS e da vereadora da CDU, está integrada na Estratégia Local de Habitação (ELH).
A empreitada, hoje adjudicada por 7.898.166 euros em reunião extraordinária do executivo municipal, e financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), vai beneficiar 60 agregados, “permitindo a transformação das atuais construções abarracadas do acampamento das Alminhas”.
No final da reunião camarária, em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, estimou que a obra terá início ainda este ano para dar resposta a “uma necessidade emergente” do concelho.
Em 2021, a ELH de Viana do Castelo 2021-2026 começou com um financiamento de 28 milhões de euros. Em setembro último, a Câmara de Viana do Castelo revelou que aquele montante foi reforçado, atingindo os 50,7 milhões de euros para dar resposta às necessidades de habitação de 641 famílias.
No total, a ELH prevê 50.701.945 euros, para beneficiar 641 agregados familiares”.
Daquele montante, “44.216.945 euros são de responsabilidade municipal, e irão apoiar 457 famílias”.
“Começámos o mandato com financiamento garantido de 28 milhões de euros. Neste momento, temos 50,7 milhões de euros. Mais do que duplicámos o investimento nesta área emergente e já conseguimos operacionalizar 25% deste recurso financeiro”, explicou Luís Nobre.
Além da empreitada hoje adjudicada, estão em curso obras de reabilitação e conservação em 32 habitações na urbanização municipal de Felgueira, Perre, num investimento de 1.415.974,48 euros e em 42 fogos no Lugar da Areia, também na freguesia urbana de Darque