Entre hoje e sexta-feira, o Bordado de Viana do Castelo está exposto na Assembleia da República, integrando uma exposição de produtos tradicionais.
São 22 as produções certificadas em Portugal continental que estão presentes nesta mostra organizada, a convite do deputado Carlos Brás, pela A.Certifica, o único organismo de certificação das produções artesanais.
Nesta mostra participam artesãos que representam todos os produtos certificados de norte a sul do País.
Como forma de proteger a qualidade do trabalho das bordadeiras, a Câmara Municipal de Viana do Castelo certificou a marca “Bordado de Viana do Castelo” e, hoje em dia, apenas os produtos certificados podem garantir um produto genuíno.
É de recordar que foi em 25 de agosto de 2005 que a Câmara Municipal apresentou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o pedido de registo da Indicação Geográfica “Bordado de Viana do Castelo”. Trata-se de uma marca simbólica aprovada em sede da Comissão de Acompanhamento do projeto “Bordados de Viana, Património Vianense”.
Em 2012, foi aprovada a certificação do Bordado de Viana do Castelo, que se tornou, assim, certificado. Foi em agosto desse mesmo ano que os primeiros bordados já certificados começaram a ser comercializados.
A exposição de todos os produtos certificados está patente até sexta-feira no Palácio de São Bento.