Em Melgaço, o Dia Mundial do Turismo é comemorado com um vasto programa de atividades, numa parceria com diferentes entidades do concelho.
O dia assinala-se amanhã, 27 de setembro, quarta-feira, mas as comemorações assinalam-se até dia 1 de outubro.
“Preparamos um roteiro que permitirá ao visitante usufruir de fantásticos momentos”, refere o autarca de Melgaço, Manoel Batista, destacando que “Melgaço tem um grande objetivo: transformar-se num território com uma oferta turística de excelência. E este vasto programa é prova de que estamos no caminho certo. Em articulação com os vários atores da região, conseguimos proporcionar a quem nos visita um leque de opções variadíssimo, não só agora, mas durante todo o ano.”
Com atividades acontecer um pouco por todo o concelho, o percurso é guiado pelo trilho do Rio Mouro, rafting, canyoning, passeios a cavalo, passeios de charrete com visita às Termas de Melgaço e centro histórico.
Dentro das atividades constam ainda passeios a cavalo por Castro Laboreiro, passeio pedestre pelas florestas mágicas do PNPG, trilho pedestre em castro laboreiro e workshop sobre plantas aromáticas e medicinais do PNPG, tour cultural em bus panorâmico, visita guiada ao centro histórico e Rede Melgaço Museus, experiência com o apicultor – abelhas mansas, visita à queijaria Prados de Melgaço, ao “ARTES” – Centro de Artesanato, Termas de Melgaço e provas de águas, tratamentos gratuitos no Clube de Saúde do Centro de Estágios de Melgaço, visitas e provas gratuitas nas adegas aderentes são as atividades, em parceria com diferentes entidades do território, para assinalar a efeméride.
Os turistas podem ainda usufruir de um desconto de 20% nos alojamentos aderentes à iniciativa. E, aos almoços e jantares, serão brindados com um copo de alvarinho nos restaurantes aderentes.
A ação assume-se como uma forma de convidar os turistas a descobrirem o “destino de natureza mais radical de Portugal e a usufruírem do que Melgaço tem” revela a autarquia.
Com esta iniciativa, o Município pretende também ser um alerta para a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo, chamando a atenção de residentes e turistas para a importância do turismo, destacando o seu contributo para o desenvolvimento sustentável dos territórios.