Altominho.tv

Município limiano vai promover ciclo de workshops de parentalidade

O município de Ponte de Lima vai promover um ciclo de workshops de parentalidade composto por cinco sessões, a realizar aos sábados à tarde, para todos os adultos interessados em “refletir sobre a importância do autoconhecimento e do autocuidado na construção de relações parentais e humanas com maior conexão e autenticidade, tendo em atenção as necessidades emocionais e os limites de cada um”, anunciou hoje a autarquia em comunicado.

De acordo com a nota enviada, este ciclo de workshops, intitulado “A Tua Casa és Tu: o contributo do autoconhecimento para uma parentalidade mais consciente e inclusiva”, será orientado pela facilitadora certificada Augusta Dantas, e realizado na Biblioteca Municipal, das 14h30 às 16h30, cuja primeira sessão decorrerá no dia 23 de setembro de 2023.

Os workshops serão “espaços de encontro e partilha e permitirão criar momentos de debate, reflexão e enriquecimento do conhecimento” e através da “reflexão sobre a escala de valores dos participantes, a pertinência da definição de intenções ou sugestões de práticas familiares mais conscientes pretende incentivar à construção de um guia de ação para um canal de comunicação mais tolerante e empático”.

A Parentalidade Consciente, o Coaching, a Programação Não Linguística ou a Comunicação Não Violenta “servirão de base a algumas das práticas propostas, esperando que o caráter oficinal destas partilhas promova discussão (des)aprendizagem e transformação”, refere também a nota enviada.

A autarquia, na nota que enviou, aponta o seguinte: “Em vez de acreditarmos que fazemos parte do problema, convidamos todos os interessados a vir descobrir como podemos fazer parte da solução. Fazer parte significa incluir, participar. Faça a sua parte, participe e inscreva-se”.

As sessões têm entrada livre, contam com a participação máxima de 20 participantes e mediante inscrição prévia, através do telefone – 258900411 -, via correio eletrónico – biblioteca@cm-pontedelima.pt , ou presencialmente no Balcão de Atendimento da Biblioteca Municipal.

O município também informa que haverá certificado de participação para todos os interessados.