O Soalheiro vai levar a cabo uma iniciativa, de 1 a 15 de setembro, que pretende dar a conhecer a cultura única das vindimas na região de Monção e Melgaço.
O programa tem início na vinha, com a apanha das uvas, onde os visitantes têm a oportunidade de participar na vindima em colaboração com as famílias que compõem o Clube de Viticultores do Soalheiro, ficando a entender mais sobre a vinha, a uva, a casta e o processo, pelas mãos de quem cuida.
De seguida, é feita uma visita à adega e cave, com uma explicação do processo de vinificação. No final desta etapa está programada uma prova especial de diferentes mostos de Alvarinho e dos vinhos que estes originam, terminando com um almoço típico acompanhado de Alvarinho e infusões The Pur Terroir, sobremesa e café.
“A tradição das vindimas em Monção e Melgaço é singular. As famílias organizam-se, convidam vizinhos, amigos e tornam este dia de trabalho num dia de festa, num convívio, numa partilha entre gerações em que todos são bem-vindos. É uma oportunidade única para sentir a cultura do Alvarinho no nosso território, de perceber a importância de uma boa colheita”, refere Maria João Cerdeira, responsável do enoturismo e gestora do Soalheiro.
O programa está disponível mediante marcação prévia.
Soalheiro, pioneiro na criação do vinho Alvarinho em Melgaço, foi distinguido por três anos consecutivos no top 100 da World’s Best Vineyards (2021, 2022 e 2023), uma votação das melhores experiências de enoturismo a nível mundial feita por cerca de 500 entusiastas do vinho que inclui imprensa, sommeliers e correspondentes de turismo de luxo.