Altominho.tv

Viana do Castelo tira d’algibeira APP para facilitar mobilidade na Romaria d’Agonia

A aplicação Romaria n’Algibeira, a primeira criada para facilitar a mobilidade em Viana do Castelo durante a Romaria d’Agonia, foi hoje apresentada publicamente e o QR Code está disponível na página oficial da autarquia na Internet.

A ferramenta digital é dividida pelas categorias, Calendário da Festa, Estacionamento, Como Chegar, Informação Útil, Proteção Civil e Contactos de Emergência.

A Romaria n’Algibeira permite a munícipes, visitantes e turistas aceder a informação sobre os parques de estacionamento de acesso gratuito ou pago (com indicação de tarifário), a bolsas de estacionamento disponibilizadas para a romaria, parques de autocaravanas, um total de 444 lugares, o que representa um aumento de 1.750% em relação à capacidade atualmente instalada na cidade, sendo que o número de parques para autocarros, num total 110, representa um acréscimo de 450%.

Desenvolvida pelo município, em articulação com as forças de segurança, proteção civil e diversas entidades, a APP permite ainda saber sobre o estacionamento com acesso para mobilidade condicionada, circuito do autocarro municipal, indicação da localização dos postos de abastecimento de combustível e postos de abastecimento para viaturas elétricas na área da cidade.

A “cidade contará, nestes dias, com 4505 lugares gratuitos em parques de estacionamento de livre acesso e, bolsas de estacionamento.

Estão “ainda disponíveis 4399 lugares de acesso pago, o que totaliza 8.904 lugares de estacionamento, um acréscimo de 30% dos lugares disponíveis relativamente aos números habituais”.

O calendário da festa, que vai decorrer entre os dias 14 e 22 de agosto, os horários do transporte gratuito, através dos miniautocarros da autarquia, para aceder aos parques de estacionamento, situados fora do centro histórico, informação sobre os diversos meios de transporte para chegar e partir de Viana do Castelo, através dos operadores de transporte rodoviário, ferroviário e fluvial, são outras das valências da aplicação.

Além dos eventos, o utilizador poderá saber sobre os condicionamentos de trânsito associados a cada um dos números da romaria, aceder a informação útil variada desde sanitários, praças de táxis, farmácias, entre outros.

Na conferência de imprensa de apresentação da aplicação, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, referiu que sendo esta “a maior romaria de todas” o município “tem a obrigação de planear cada vez mais e melhor” a mobilidade para “disponibilizando informação que permita às pessoas tomarem a melhor opção”.

“São dias de muita exigência e, de muitos constrangimentos que podem ser mitigados para que a mobilidade seja facilitada”, referiu o autarca socialista.

O vereador da Cultura e presidente da Vianafestas, entidade que organiza a romaria, Manuel Vitorino, referiu que a aplicação tem “um modo oculto”, referindo-se ao “envolvimento cívico”.

O responsável apelou ao “civismo” de todos para que não ocorra “estacionamento anárquico” no centro histórico da cidade “para que esta seja sempre uma festa inclusiva e vivida em plenitude, por todos e para todos”.

A vereadora com o pelouro da Mobilidade, Fabíola Oliveira, sublinhou que a mobilidade “sempre foi uma preocupação da autarquia” que este ano decidiu avançar “com a primeira aplicação para facilitar a vida de todos”.

Fabíola Oliveira adiantou que esta é a “primeira versão” que poderá ser melhorada com a introdução de mais informações.