No âmbito de um protocolo de colaboração entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal de Monção, realizaram-se trabalhos de limpeza da rede viária florestal em diferentes áreas geográficas do nosso concelho.
Entre janeiro e junho, procedeu-se à limpeza de uma área de 4,1 hectares em perímetro florestal, tendo sido requalificados 45,5 quilómetros de caminhos florestais que, devido à vegetação, se encontravam intransitáveis.
“A Câmara Municipal de Monção evidencia grande esforço e atenção à preservação e valorização da floresta no território concelhio, encetando medidas de prevenção, limpeza e vigilância, bem como ações de sensibilização junto das comunidades locais” descreve a autarquia.
Os trabalhos decorreram nas freguesias de Abedim, Longos Vales, Merufe, Podame, Portela, Segude, Riba de Mouro, Tangil, e Trute, bem como na União de Freguesias de Ceivães e Badim, e na União de Freguesias de Sago, Lordelo e Parada.
Estas tiveram como finalidade a beneficiação de caminhos existentes e a criação de faixas de gestão de combustíveis (zonas de prevenção e segurança contra incêndios). O objetivo geral consistiu na minimização de riscos de fogos florestais, salvaguardando pessoas e bens.
Com a implementação destas medidas preventivas, constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, o Município de Monção pretende “corporizar uma intervenção criteriosa focada na descontinuidade das formações vegetais2.