A Câmara de Melgaço, investiu um milhão de euros na primeira fase das obras de reabilitação da igreja do convento de São Salvador de Paderne, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Câmara refere que o edifício apresentava “graves condições de conservação, com risco de perda de património”, sublinhando que as obras tiveram como objetivo “devolver a dignidade material” àquele monumento nacional, “potenciando a igreja como um recurso ativo para o desenvolvimento do concelho, mas também da região Norte, no âmbito do Turismo Cultural e Religioso”.
“Conseguimos, nesta primeira fase de obra, recuperar e reabilitar todo o edifício a nível estrutural”, refere o presidente da Câmara, Manoel Batista.
A intervenção, que vai ser inaugurada na terça-feira pelo ministro da Cultura, foi financiada em 500 mil euros pelo Programa Operacional Norte 2020, sendo a fatia restante suportada por fundos nacionais.
Segundo Manoel Batista, é agora necessário avançar para uma segunda fase, com intervenções “mais profundas ao nível do interior”. Assim, a segunda fase incluirá ainda novos equipamentos de iluminação, renovação do presbitério e do mobiliário litúrgico.
Será também implementado um novo sistema de luminária e sinalética de emergência, telecomunicações, sistema de som, novo circuito de tomadas, colocação de meios de primeira intervenção de combate a incêndio, sinalização de emergência, sistema de intrusão e de vigilância.