Altominho.tv

Volta a Portugal termina em Santa Luzia

A Volta a Portugal mudou o roteiro, ligando Viseu a Viana do Castelo, repetindo o figurino de sempre, pois acrescentou desnecessários quilómetros ‘neutralizados’ a uma 84.ª edição que confiará novamente num ‘crono’ final para definir o vencedor.

Embora o número de quilómetros da Volta hoje apresentada seja idêntico ao da passada edição, onde os ciclistas vão percorrer mais 38,9, num total de 1.598,6, as distâncias entre partidas e chegadas, nomeadamente nas terceira e quarta tiradas, serão um fator extra de desgaste para um pelotão que terá de concorrer ao calor de agosto.

A organização da prova principal do ciclismo nacional inovou,  exceto o regresso ao Algarve, que não figurava no traçado desde 2018, ou o contrarrelógio ‘noturno’ da última etapa, que deverá terminar cerca das 20h00, no alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

“Finalmente, pusemo-nos de acordo e, em primeira mão, posso anunciar que o final do contrarrelógio será em Santa Luzia”, revelou Joaquim Gomes durante a apresentação da 84.ª edição, que decorreu em Lisboa. Assim, a volta acabará no Santuário de Santa Luzia, ponto mais alto da cidade de Viana do Castelo, com os derradeiros quilómetros do exercício individual a serem feitos em subida, “numa espécie de cronoescalada”.

No entanto, durante a quinta etapa, os correntes ultrapassam, ainda, uma prova de exercício individual de 16,3 quilómetros nas ruas de Viana do Castelo.