Altominho.tv

Refugiada que viveu em Ponte da Barca regressou à Ucrânia e já casou em Kiev

Anna Zhukova, a ucraniana que encontrara em Ponte da Barca um refúgio após o início da invasão russa, regressou ao seu país e tenta agora “viver com a maior normalidade possível”.

Em conversa com a Altominho TV, garante que encara “um dia de cada vez” e que, apesar de a guerra parecer não ter um fim à vista, “é preciso ter forças para continuar”.

O dia 4 de março de 2023 foi de festa para Anna:  casou com o seu companheiro, um especialista em tecnologias de informação numa empresa de comunicações.

“As coisas estão mais ou menos bem. O facto de estarmos juntos ajuda a lidar com os horrores da guerra. Sirenes, centrais hidroelétricas destruídas e bombardeamentos constantes não são tão assustadores quando estamos abraçados…”, desabafa Anna, que vive atualmente num apartamento na capital ucraniana.

Regressar a Portugal não está nos seus planos, mas espera ver parte da família brevemente. “A minha mãe e irmã mais nova ainda estão em Ponte da Barca”, afirma a enfermeira de 23 anos.

A 10 de fevereiro de 2023, Anna lançou um livro com o apoio do município de Ponte da Barca. ´The Story` (´A História`) é uma obra que relata toda a sua experiência desde o início do conflito, a 24 de fevereiro de 2022.

Anna tinha-se mudado para Portugal em março de 2022, mais precisamente Ponte da Barca, juntamente com a sua mãe e duas irmãs, tendo trabalhado como auxiliar de enfermagem na Santa Casa da Misericórdia.

Recorde a reportagem da Altominho TV com Anna Zhukova, realizada em janeiro de 2023.