A Misericórdia de Melgaço vai duplicar, para 84, o número de vagas na creche com a ampliação do edifício num investimento de 152.345 euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi hoje divulgado.
Em declarações à agência Lusa, a propósito da publicação, hoje, em Diário da República do anúncio do concurso público da empreitada, o provedor Jorge Ribeiro, explicou que a intervenção vai centrar-se apenas na creche que passa de 41 lugares para mais 43 novas vagas.
Apesar de o “edifício ser conjunto, o jardim-de-infância permanece com as mesmas 50 vagas”.
Ambas as respostas funcionam desde 1987.
O provedor justificou a ampliação do edifício da creche, na União das Freguesias de Vila e Roussas, no centro da vila de Melgaço com a necessidade de “dar resposta a muitas famílias de imigrantes que se têm fixado no concelho e ao aumento de procura das famílias locais, devido à gratuitidade daquela valência, única no concelho”.
“Temos uma lista de espera de cerca de 35 crianças. A lista de espera traduz dois fenómenos. Reflete a chegada ao território de imigrantes, sobretudo do Brasil, mas também Venezuela e Colômbia. São jovens casais que vão constituindo família. Essas pessoas necessitam de resposta por falta de retaguarda familiar. Se não tiverem onde deixar as crianças têm sérias dificuldades em arranjar trabalho”, apontou.
Por outro lado, explicou Jorge Ribeiro, “o facto de a resposta ser gratuita tem influência na altura das jovens famílias optarem pela creche”.
“A solução dos avós poderá já não ser a melhor, tendo em conta que a creche é gratuita”, sublinhou.
A creche “funciona entre as 07:45 e as 19:30, um horário que vai ao encontro das necessidades das famílias”.
O concurso público hoje lançado, com um valor do preço base 152.345 euros, tem um prazo de execução de 120 dias.
“A nossa estimativa é que a ampliação esteja concluída até final do ano, para termos a creche em funcionamento em janeiro”, referiu.
Segundo Jorge Ribeiro, ao investimento da obra acrescem um valor de 3% de IVA, uma vez que o edifício da creche da Misericórdia está situado em Área de Reabilitação Urbana (ARU).
Além daquele valor, o provedor calculou em cerca de 50 mil euros o valor do investimento no apetrechamento da creche.