Altominho.tv

Câmara Municipal com taxa de execução da receita de 86,8%

Paredes de Coura apresentou uma taxa de execução ao nível da receita de 86.8%, consubstanciando o rigor na elaboração dos documentos que estavam previstos.

O presidente da Câmara anunciou na prestação de contas do ano de 2022 que no
âmbito do trabalho de captação e apoio ao investimento começarão brevemente as obras de um novo Centro Tecnológico Especializado, financiado pelo PRR, no valor de um milhão e 600 mil euros. Um “investimento na formação”, como sublinha Vitor Paulo Pereira, permitindo que os alunos de Paredes de Coura tenham uma das estruturas mais desenvolvidas do país .

A taxa de execução ao nível da receita é de 86.8%, evidenciando  sobretudo,”contas saudáveis, rigorosas e o reforço na consolidação do equilíbrio financeiro alcançado nos últimos anos”.

“A dívida atual e consolidada é de 4 831 050,68 euros, o que representa uma diminuição de 909 414,10 euros”, explica Vitor Paulo Pereira em nota divulgada, acrescentando que as despesas efetuadas no ano de 2022 foram de 10 682 753,93euros, o que também representa um acréscimo de cerca de 5%.

No que diz respeito aos projetos habitacionais, a construção da habitação a custos controlados e para arrendamento acessível, no centro da vila e no lugar da Nogueira, “serão fundamentais para dar resposta à crescente procura de habitação que se tem vindo a verificar no concelho”, explicou o presidente da Câmara de Paredes de Coura, sublinhando que “as pessoas são o pilar mais forte de qualquer estratégica de desenvolvimento sustentado, suportado na criação de emprego e na habitação”.

“Nos próximos tempos trabalharemos de perto com o IRHU para garantir a todos os courenses uma oferta habitacional adequada aos seus rendimentos no sentido de aumentar a coesão social e a qualidade de vida”, afirma ainda o presidente.

Já na educação, esta teve um investimento de um milhão e 300 mil euros, numa gestão autárquica com especial ênfase para o reforço das condições de acolhimento de novas empresas e indústrias, através da melhoria da ligação à A3 e da requalificação do Parque Empresarial de Formariz, bem como a criação de condições que favoreçam a implantação de empresas de base tecnológica e a criação de emprego qualificado.

Segundo a nota divulgada, a aposta na formação escolar das crianças e jovens mereceu, mais uma vez, um esforço financeiro assinalável, sendo que foram investidos, no ano de 2022, 1 279 498,19 euros, apontou Vitor Paulo Pereira, acrescentando que “o apoio às famílias foi uma preocupação, com subsídios de natalidade, apoios escolares e apoios à ajuda da manutenção do rendimento, através da subsidiação das tarifas de água e de águas residuais”.