Altominho.tv

Caminho de Santiago vai ter nova variante

O Concello de Tomiño deu o primeiro passo na promoção de uma nova variante do Caminho de Santiago, com passagem pelo território transfronteiriço da Eurocidade Cerveira-Tomiño.

Após um ano de investigação, a alcaldesa de Tomiño, Sandra González, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e o arquiteto e investigador Antonio Soliño apresentaram, esta quarta-feira, o Caminho da Nossa Senhora do Norte a Santiago, numa sessão que contou com a presença de autoridades e representantes do tecido associativo e hoteleiro galegos.

A proposta de uma nova variante de caminho a Compostela fortalece a identidade transfronteiriça e permite alargar novas pontes de amizade entre a Galiza e Portugal, uma vez que esta variante começa em Barcelos, segue por Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira e cruza para Tomiño para continuar por Gondomar, Vigo e Redondela até Vilavella, onde se funde com o Caminho Central a Santiago.

Segundo a nota divulgada, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira afirmou que “esta nova variante reafirma o projeto da Eurocidade, no que concerne ao turismo, sustentabilidade ambiental e valorização da economia local, além de reforçar a relação histórica de trabalho e de amizade”. Sublinha, ainda, que “seguimos cimentando uma relação com a Galiza que é muito importante para nós e pensamos que hoje estamos a dar o primeiro passo de centenas de quilómetros caminhando juntos em prol deste projeto”.

O estudo realizado vai ser apresentado ao Xacobeo e ao Turismo de Galicia para propor a formalização desta nova variante . Toda a investigação será compilada num livro, que será apresentado em breve.