A Câmara de Arcos de Valdevez aprovou as contas e o relatório de atividades e gestão de 2022, registando “a maior execução de despesa da última década, de 27,9 milhões de euros”.
O documento, aprovado pelo executivo municipal, apresenta “uma receita orçamental que superou os 28 milhões de euros, com um aumento de mais de 2,3 milhões de euros relativamente a 2021, e uma concretização orçamental de 90%”.
Segundo a autarquia, “houve uma poupança corrente de 4,7 milhões de euros, que foi aplicada na realização de investimento”.
De acordo com os números apresentados, “a dívida orçamental baixou 661 mil euros para os 6,8 milhões de euros e, para a gerência seguinte, transitou um saldo de 200 mil euros”.
“No desempenho económico e financeiro, o passivo exigível foi reduzido em 700 mil euros relativamente a 2021. O resultado operacional (EBITDA) foi de seis milhões de euros, mais 1,1 milhões de euros relativamente a 2021”, lê-se na nota enviada à imprensa.
Para o presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, “a gerência de 2022 é reflexo de uma gestão responsável e próxima, em parceria com várias entidades e os arcuenses”.
Segundo a autarquia, o ano 2022 foi “marcado pela concretização de importantes investimentos” nas áreas da educação e ação social escolar, coesão social e habitação, mobilidade sustentável e urbanismo, cultura, desporto e lazer, transportes e comunicações, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento económico e inovação.
“Nas Grandes Opções do Plano (GOP) foram realizados investimentos de valor superior a 16,4 milhões de euros, assumindo clara preponderância o investimento em funções sociais, com mais de oito milhões de euros, e em funções económicas com mais de cinco milhões de euros”, indica.
Destacou também o “reforço do apoio às famílias, às empresas, às associações, às instituições e à economia, com a realização de transferências correntes e de capital superiores a 4,6 milhões de euros”.
A Câmara de Arcos de Valdevez apontou a ainda a “dinamização do setor comercial, empresarial e turístico”, com a segunda edição do programa “PROCOM” e os programas “InvestArcos” e “Terras do Vez”, e a aposta no turismo sustentável com a requalificação e construção de vários espaços e equipamentos.
Já na área da segurança e proteção civil, foi realizado investimento na reparação e melhoramento do Centro de Meios Aéreos, em infraestruturas de apoio ao combate a incêndios florestais e no apoio à proteção civil, bombeiros voluntários e GNR.
A parceria com as juntas de freguesia foi reforçada, tendo sido transferidos cerca de 1,9 milhões de euros.
A Câmara de Arcos de Valdevez adianta que a prestação de contas de 2022 “mereceu parecer favorável do Revisor Oficial de Contas (ROC), apresentando a autarquia uma situação económica e financeira favorável e equilibrada”.