O Município de Vila Nova de Cerveira convidou 530 crianças do concelho a plantarem cerca de 400 árvores florestais na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, no âmbito da Semana da Floresta.
Os alunos apadrinharam as árvores, colocando uma etiqueta identificativa personalizada que lhes permitirá acompanhar o seu crescimento.
“Esta ação é muito importante por incutir a aprendizagem de conceitos de âmbito florestal e da proteção civil, mas essencialmente por realçar o papel de cada um na preservação e valorização da floresta, sempre com o mesmo intuito de que a mensagem possa também ser transmitida aos encarregados de educação”, afirmou a vereadora Sónia Guerreiro.
Dinamizada pelo Gabinete Técnico Florestal, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Equipa de Sapadores Florestais 20-111 e os funcionários do Município da área dos jardins, a ação prima por uma componente prática.
No total foram plantadas cerca de 400 árvores, entre carvalhos, castanheiro, loureiros, sobreiros e pilriteiros, promovendo o conceito de floresta autóctone, ou seja, uma floresta de árvores originárias do próprio território.
“O Floresta Comum é um programa de fomento e incentivo à criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços de ecossistema”, refere a autarquia.