O Cine Teatro João Verde (CTJV), em Monção, assinala, este ano, o 10º aniversário da reabertura ao público, com um conjunto de espetáculos de música, teatro e cinema.
Depois da Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, com a apresentação da peça Lear a marcar a programação de março, o CTJV vai receber cinco novos espetáculos durante o mês de abril.
Gonçalo Amorim e Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) são os protagonistas do espetáculo Estro/Watts – Poesia da Idade do Rock, que vai chegar a Monção no dia 1 de abril. O projeto é “uma compilação de poesia ligada ao rock, de onde se destacam, entre outros, autores como Bob Dylan, Patti Smith, Johnny Rotten, Leonard Cohen, David Byrne e Laurie Anderson, devolvendo ao estilo o estatuto de cancioneiro popular”.
A 13 de abril acontece a Noite do Cineclube de Monção, com a exibição de Super Natural, a primeira longa-metragem do cineasta Jorge Jácome que venceu o prémio da crítica no 72º Festival de Cinema de Berlim. Nesta noite, o realizador vai estar presente para uma conversa aberta com o público, após a exibição do filme.
No domingo, 16 de abril, é apresentada “A rolha da garrafa do rei d’aonde?”, uma peça de teatro musical em registo Operático, que “expressa a exuberância do imaginário do Leste Europeu”. O terceiro projeto da Companhia Ópera Isto, que surgiu de um convite do Serviço Educativo da Casa da Música, “vive da força performativa da companhia e de figurinos talhados na identidade popular da Rússia”, lê-se na sinopse do espetáculo.
Uma das grandes surpresas de abril está reservada para a tarde do dia 22, com a apresentação de “Enquanto Esperamos”. O projeto desenvolvido pelo Colectivo Espaço Invisível vai abrir os bastidores do CTJV à curiosidade do público.
Já a 25 de abril assinala-se o dia do 10º aniversário da reabertura do CTJV, com a realização de um concerto onde se evoca a voz e a musicalidade de José Afonso. Ao palco vai subir um quinteto de músicos para apresentar o espetáculo “De Não Saber O Que Me Espera”.
No ano do aniversário, este equipamento cultural oferece um tarifário acessível para os espetáculos e apresenta um conjunto de iniciativas com entrada gratuita. Também aderiu ao bilhete único para o acesso de pessoas com modalidade reduzida e acompanhante.
O Cine Teatro João Verde é uma estrutura apoiada pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, através da Direção-Geral das Artes.