“Precisamos de ser um partido moderno. Aberto à sociedade e próximo das pessoas. Não tenhamos dúvidas, que foi essa proximidade, com as pessoas e as suas preocupações, que nos garantiu a última maioria absoluta.” As palavras são de Vitor Paulo Pereira, que hoje abriu o 20º Congresso Federativo de Viana do Castelo do Partido Socialista, em Melgaço.
No anfiteatro da Casa da Cultura de Melgaço, o novo presidente da Federação Distrital frisou que o PS “é um partido da esquerda democrática e não apenas um grupo com preocupações regulatórias do mercado”.
Vitor Paulo Pereira reconhece que as ideias e os princípios são essenciais na vida de um partido, mas ressalva que há que ter consciência que “a ideologia não se pode servir à mesa. Temos de ser um partido prático, que faça coisas pelas pessoas. Que transforme a vida das pessoas”, sublinhou.
O autarca courense prometeu “uma liderança responsável, ativa e credível capaz de garantir o respeito dos militantes e da sociedade civil”: “Decidiremos sempre pelo bem comum. Não teremos hesitação nas decisões mesmo que estas signifiquem a perda da nossa popularidade. O distrito, as pessoas estarão sempre à frente dos interesses individuais.”
Traçando o paralelismo com a intempérie que se faz sentir no Alto Minho, Vitor Paulo Pereira avisou que “não é o vento da tempestade que afetará a nossa direção. É o leme das nossas convicções que determinará o nosso destino”, concluiu.