Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa, foram recebidos em Vila Nova de Cerveira.
Em comunicado, a autarquia adianta que a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani foram recebidos, na quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal e percorreram várias instituições, “culminando num momento de oração na Igreja de Campos, antes de serem entregues ao Arciprestado de Paredes de Coura”.
O arcipreste de Vila Nova de Cerveira, o padre Jorge Esteves, acompanhado por uma comitiva de jovens, presidiu a uma simbólica celebração de acolhimento no edifício da Câmara Municipal, na qual destacou a “honra” de acolher estes símbolos mundiais na comunidade cerveirense, “tocados por milhões de pessoas, inclusive por personalidades tão icónicas como o Papa João Paulo II, o Papa Bento XVI e o Papa Francisco”.
A vereadora Carla Segadães realçou “a total disponibilidade da autarquia em colaborar com as mais diversas entidades do concelho na dinamização de momentos como este que, de uma forma especial, envolve e une os jovens em prol de uma causa”.
Na quarta-feira, o barco da Marinha Portuguesa transportou a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani entre a Praia da Mota e o cais de Vila Nova de Cerveira, seguindo em procissão até à Igreja matriz onde decorreu a eucaristia presidida pelo bispo de Viana do Castelo, João Lavrador.
Ao longo desta quinta-feira, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude percorreram escolas, centros sociais e paroquiais, GNR e bombeiros.
Os dois símbolos confiados pelo Papa São João Paulo II aos jovens de todo o mundo vão estar um mês em cada diocese de Portugal, pelo que janeiro é dedicado aos 10 arciprestados da diocese de Viana do Castelo.