Altominho.tv

Viana Bate Forte nomeado para quatro categorias nos Iberian Festival Awards 2023

O festival Viana Bate Forte está nomeado em quatro categorias dos Iberian
Festival Awards 2023. O festival que decorre no centro histórico vianense está, assim, nomeado em quatro categorias: Best Major Festival, Best Venue, Best Touristic Promotion e Best Communication & Marketing Strategy. Para Best Major Festival, a votação do público acontece até 16 de janeiro (https://www.talkfest.eu/nominees), sendo que os finalistas nas outras três categorias serão selecionados pelo júri.

O festival Viana Bate Forte surgiu em 2016 com o propósito de atrair ao centro
histórico públicos diversos, de todas as idades, promovendo a mobilização e integração de pessoas, o bem-estar e a fruição de um património natural, arquitetónico e cultural.

Foi pensado e planeado para reunir diversos estilos musicais, para todo o tipo de
público, abrangendo todas as faixas etárias, em concertos promovidos em diferentes espaços urbanos e acessível a todos.

Tendo a gratuitidade como premissa, o festival pretendeu, ao longo das suas
cinco edições, contemplar um cenário estratégico do centro histórico vianense, a
beleza natural, paisagística, patrimonial e monumental da cidade. A organização fez questão de priorizar os artistas nacionais, dando ainda uma relevante visibilidade aos artistas e bandas vianenses e apostando não só em músicos e grupos de renome, mas também em artistas-revelação. Tem havido, desde sempre, o cuidado de entregar a empresas locais a produção técnica do evento, nomeadamente som e luz, naquela que é uma oportunidade ímpar de ensinamento e aprendizagem.

Os diversos concertos, espalhados por espaços singulares, servem de ponto de
ligação entre os palcos e ruas, avenidas e ruelas, mas também de motivo de convívio com o comércio e cafés abertos, tendo como cenário o vasto património que afirma cada vez mais Viana do Castelo como destino turístico de eleição.

O Viana Bate Forte conseguiu, desde a primeira hora, prolongar o Verão e a
magia festiva até meados do mês de setembro, conquistando principalmente os mais jovens e assumindo-se como uma lufada de ar fresco na agenda cultural do concelho, permitindo revitalizar a cultura, o comércio local e até a própria cidade.

Na sua primeira edição, em 2016, o festival contou com três palcos, entre Praça
da República, Praça da Erva e Porta Mexia Galvão, conquistando cerca de 20 mil
pessoas e reunindo 18 artistas nas duas noites. Em 2017, o número de palcos subiu
para quatro e, em 2018, foram cinco palcos e 28 artistas, conquistando o grandioso
número de 50 mil pessoas.

Em 2019, a 4.ª edição Festival Viana Bate Forte, também por razões de
sustentabilidade económica, reajustou-se e voltou ao figurino inicial, com três palcos, mas desta vez o palco na Porta Mexia Galvão foi substituído pela Praça da Liberdade.

Depois de dois anos muito limitados pela pandemia, o Viana Bate Forte regressou em 2022 e conquistou um recorde de cerca de 60 mil espetadores, nas duas noites, com 16 artistas espalhados por três palcos. Os palcos instalados na Praça da República, Praça da Liberdade e na peculiar Praça da Erva permitiram uma melhor circulação de pessoas e reuniram melhores condições de segurança, já que o número de pessoas tem vindo a aumentar edição após edição.

Em apenas cinco edições, o Viana Bate Forte, pela sua singularidade, qualidade
e acessibilidade, atingiu uma notoriedade semelhante a outros festivais nacionais que já contam com diversos anos de existência e marca convictamente a agenda cultural do concelho e do país, prometendo continuar a crescer sem perder a sua essência e o objetivo de valorizar e homenagear o centro histórico de Viana do Castelo.

Também o NEOPOP está nomeado em três categorias nos Iberian Festival
Awards 2023: Best medium-sized festival, Best Communication & Marketing Strategy e ainda Best Venue, com o Forte Santiago da Barra.