A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou o Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano (GOP) para o exercício de 2023, avaliado em cerca de 20 milhões de euros.
Para Rui Teixeira, presidente da Câmara, “este Orçamento é o mais realista possível, não havendo quaisquer maquilhagens ou engenharias financeiras, sobretudo, através da inscrição de receitas virtuais que, por um lado, fazem crescer a despesa e, por outro, levam ao aumento do endividamento. Coloca-se, assim, em prática, neste segundo ano do nosso mandato, uma política de responsabilidade e rigor, com credibilidade e de compromisso com os Cerveirenses e com o futuro de Vila Nova de Cerveira”.
O documento engloba um pacote de políticas setoriais, que, “na continuidade do documento do ano de 2022, já são a imagem de marca da atual gestão municipal, onde as pessoas continuam a ser o foco primordial, sem descurar os objetivos territoriais imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável”.
Em relação às transferências para as Juntas de Freguesia e outras Entidades, as Grandes Opções do Plano e Orçamento “vertem a consideração, o respeito e a confiança que o executivo municipal tem nas autarquias de freguesia e nas associações locais de âmbito social, cultural, desportivo, recreativo e económico”.
“Com coerência nas posições e firmeza nas convicções, em 2023, vamos continuar a construir pontes entre nós e a trabalhar incessantemente para fazer o que ainda não foi feito. Honrando os compromissos, com esperança no futuro de Vila Nova de Cerveira, continuaremos a abraçar uma estratégia global e integrada para dinamizar o território, criando mais emprego, gerando mais rendimento, estimulando e atraindo cada vez mais investimento e, deste modo, promovendo a fixação, a atração e o regresso das pessoas”, concluiu o autarca cerveirense.
Após aprovação em sede de reunião de câmara, o Orçamento Municipal e as Grandes Opções de Plano para 2023 será discutido e votado em sede da Assembleia Municipal, em sessão ordinária agendada para o dia 9 de dezembro.