Altominho.tv

Hotéis de Viana com ocupação para Natal e passagem de ano inferior a 50%

A delegação de Viana do Castelo da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo indicou hoje que a taxa de ocupação para o Natal e para o ‘réveillon’, até sexta-feira, em nove hotéis da cidade era inferior a 50%.

Em declarações à agência Lusa, a propósito das expectativas do setor hoteleiro para o período festivo que se avizinha, a gestora da delegação de Viana do Castelo da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), Daniela Carreiras, sublinhou que os empresários inquiridos consideraram “ainda ser cedo” para “um conhecimento total dos números da ocupação no Natal e Ano Novo”.

“Até sexta-feira, a taxa média de ocupação [no Natal] em nove hotéis situados na área da cidade de Viana do Castelo ainda estava abaixo dos 50%. O ‘réveillon’ também ainda está abaixo dos 50%, mas para os festejos do Ano Novo a previsão é que possa chegar aos 90%”, afirmou Daniela Carreiras.

A responsável salientou que para o período de Natal “há poucos hotéis a fazer ceia e até há hotéis que encerram na noite de 24 para 25 de dezembro”.

No entanto, Daniela Carreiras referiu que nesta época festiva “há uma tendência crescente para marcações de última hora, motivadas pelas pausas letivas”.

“Os empresários dizem ser prematuro ter números finais, quase com um mês de antecedência da quadra festiva”, observou.

Para a passagem de ano, disse, as expectativas apontam para uma taxa de ocupação de 90%, mas ainda sem garantia de realização de festejos de entrada no Ano Novo.
“Depende das solicitações”, disse, referindo que dos nove hotéis inquiridos pela APHORT, “dois, por terem restaurante, promove ceia de Natal e festa de passagem de ano, sendo que num deles esse serviço é exclusivo para hóspedes”.