Altominho.tv

Aprovado concurso para requalificar 26 estradas de Viana por 2,2 milhões

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, a abertura de um concurso público para a requalificação de 26 estradas de 18 Uniões de Freguesias, pelo preço base de 2,2 milhões de euros, mais IVA.

De acordo com a proposta apresentada pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, trata-se “da maior intervenção de sempre” na reabilitação da rede viária do concelho, que se vai desenvolver a partir de 2023.

“Vamos a jogo com a maior intervenção de sempre na reabilitação da rede viária do concelho. Há mais intervenções previstas, mas para já são estas as que são mais emergentes”, sublinhou Luís Nobre.

Segundo o autarca, a “estimativa obtida para este projeto é no valor de 2.275.000,00 euros, mais IVA” e “o prazo de execução da empreitada de 540 dias”.

A intervenção que segue agora para concurso pública resulta de “um levantamento global do estado dos pavimentos das estradas e caminhos municipais”, cuja reabilitação é considerada “urgente”.

O município justifica o recurso ao mercado por não ter meios internos para satisfazer a execução das pavimentações.

“A presente empreitada não poderá ser dividida em lotes, porque se trata da requalificação de várias vias, em que se exige a coordenação única na intervenção dos diversos serviços afetados, a coordenação de um único estaleiro e de todos os trabalhos de construção de uma obra desta natureza, sem colocar em causa a qualidade final do objetivo pretendido”, refere a proposta hoje aprovada.