Altominho.tv
FACEBOOK CAST

Rali de Viana do Castelo acontece nos dias 25 e 26 com 110 inscritos

A 10.ª edição do Rali de Viana do Castelo vai realizar-se nos próximos dias 25 e 26 de novembro, após ter sido adiada em julho devido ao estado de emergência em vigor por causa dos incêndios.

De acordo com a organização, a cargo do Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST) com o apoio da Câmara de Viana do Castelo, a forte adesão das equipas levou a um aumento do número de inscritos, tendo sido atingido o limite de 110.

“A prioridade de inscrição para o evento de 25 e 26 de novembro foi para as equipas que estavam inscritas na edição de julho, e com um limite de 90 inscrições, as restantes equipas veriam a prioridade de inscrição ir para os inscritos nos campeonatos que o Rali de Viana do Castelo integra, e só depois os restantes. A forte adesão refletiu-se num número de inscritos muito superior aos 90 inicialmente previstos, pelo que o CAST solicitou à Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) um aumento do limite do número de inscritos para 110 equipas”, refere o CAST em comunicado.

O Rali de Viana do Castelo a disputar na foz do Lima conta com um total de oito provas em competição, pontuáveis para o Campeonato de Portugal de GT Ralis, Campeonato de Portugal de Clássicos de Ralis, Campeonato de Portugal Junior de Ralis, Campeonato Promo de Ralis. O evento tem ainda uma prova extra e pontua para a Toyota Gazoo Racing Iberian Cup e para o FPAK Junior Team, além do Desafio Kumho Tyres.

Em relação à edição de julho, apresenta alguns ajustes. Segundo a organização, a Super-Especial de sexta-feira à noite não se vai realizar e o traçado sofreu alguns acertos. A classificativa de S. Salvador da Torre/Amonde terá apenas duas passagens, comparando com as três previstas em julho.

O troço de Mujães/Geraz do Lima com 10,7 quilómetros de extensão é a novidade que se estreia em 2022, estando agora mais longo em relação ao que estava previsto. A prova ficou mais compacta e terá um total de 70 quilómetros competitivos.

A tarde de sexta-feira será dedicada às verificações técnicas e documentais, ficando a parte desportiva e competitiva reservada para o dia de sábado.

A partida e chegada do rali será no Forte de Santiago da Barra e o parque de assistência regressa ao recinto da feira no Parque da Agonia.