Altominho.tv
ESE

Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana acolhe 17.º Encontro Internacional das Artes

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) acolhe, nos dias 24 e 25 de novembro, o 17.º Encontro Internacional das Artes. A iniciativa pretende ser o palco para uma análise aos “30 anos de práticas artísticas – academia e comunidade: reflexão crítica para a próxima década”.

Com início às 09h00, o encontro internacional contempla conferências, comunicações, exposições, ateliers e mesas-redondas, centrados nas várias vertentes artísticas.

O evento tem como propósito “promover o diálogo entre diferentes áreas, num cruzamento de perspetivas, e propiciar um espaço de partilha e reflexão das práticas educativas, artísticas e científicas”, bem como “incentivar práticas colaborativas, fomentar o associativismo, fortalecer redes de interesse e promover ligações interterritoriais e interculturais”.

“Este encontro permite colocar num único local várias perspetivas de estudo, de trabalho e de análise das artes. São apresentadas as melhores práticas da área a nível internacional e, ao mesmo tempo, quem nos visita fica a conhecer o que é feito cá. Não é apenas sobre Viana do Castelo ou Portugal, mas conseguimos juntar especialistas e investigadores de vários pontos do mundo”, explicou o coordenador do Grupo Disciplinar de Artes, Design e Humanidades e membro da comissão científica do 17.º Encontro Internacional de Artes, Carlos Almeida, citado no comunicado enviado à imprensa.

O Encontro Internacional conta com a participação de diversos docentes, investigadores e artistas oriundos de Portugal, China, Brasil e Cabo Verde e assume-se também como uma oportunidade para os próprios docentes e investigadores da ESE-IPVC, “numa lógica de constante atualização e redefinição do papel da escola e do seu compromisso enquanto instituição inclusiva, que deve refletir o seu posicionamento no mundo e a sua importância para o estabelecimento de pontes e de diálogos com e entre alunos e comunidade”.