Altominho.tv

Politécnico de Viana do Castelo reforça parceria com o Instituto Federal da Paraíba

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo deu hoje nota que “continua a reforçar a aposta na internacionalização da instituição no Brasil”.

Ana Paula Vale, Vice-Presidente do IPVC e Coordenadora Institucional para a Cooperação Internacional, e Elsa Coelho do gabinete de cooperação e mobilidade internacional, visitaram a Reitoria do IFPB e os Campi do Cabedelo e João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com vista ao reforço da cooperação já existente entre as duas instituições.

O acordo de parceria rubricado visa sobretudo, segundo Ana Paula Vale, “o reforço da parceria e a identificação de áreas de convergência entre as duas instituições. Já identificamos algumas áreas como a Alimentar, Civil, Agronomia, Eletrónica, Ambiente e Biotecnologia”.

Segundo Ana Paula Vale, no campo da inovação, há também previsão de trabalho conjunto, principalmente, “em questões de incubação de empresas e de ideias de negócio, empreendedorismo e ligação às empresas”.

O primeiro encontro organizado pela assessora de Relações Internacionais e Institucionais do IFPB, Mônica Maria Montenegro de Oliveira, decorreu na Reitoria e juntou a vice-presidente do Instituto Politécnico, Ana Paula Vale, com a reitora em exercício, Silvana Luciene Cunha Costa, o diretor de Ensino Superior, Geisio Lima Vieira, e a pró-reitora de Extensão e Cultura substituta, Maria José Batista Bezerra de Melo.

Um encontro que teve como intuito apresentar as instituições e a região onde estão inseridas e para dar início aos trabalhos que visam reforçar a parceria conjunta.

A dirigente do Politécnico de Viana do Castelo visitou ainda o Campus Cabedelo tendo sido recebida pelo diretor geral Lício Romero Costa, o coordenador Thiago Silveira, e gestores locais. A equipa visitou efetuou diversas visitas a laboratórios de Processamento de Pescado, de Controle de Qualidade do Pescado, Botânica, Química Orgânica e Analítica e Maker. As linhas de investigação, projetos e potencialidades dos cursos do IFPB Cabedelo foram apresentadas, bem como as do Politécnico de Viana do Castelo. “São muitas as perspetivas de cooperação conjunta entre as duas instituições”, adianta Ana Paula Vale, que dá mesmo como exemplos “mobilidade para estudos, para investigação, mobilidade virtual, estágios, entre outros”.

O objetivo da visita foi, segundo Ana Paula Vale, “identificar áreas para eventuais parcerias especificas como por exemplo das Engenharias e Enfermagem Veterinária, entre outras”.

No total foram sete os campi do Instituto Federal da Paraíba identificados pelas áreas de convergência para desenvolvimento de ações futuras de parceria: Cabedelo; João Pessoa; Campina Grande; Cajazeiras; Sousa; Princesa Isabel; e Patos.