Altominho.tv
VÍDEO DIVULGAÇÃO "ALDEIAS DO MAR"

Marisco e polvo da costa de Castelo do Neiva em mostra gastronómica no sábado

A freguesia de Castelo do Neiva, em Viana do Castelo, acolhe, no sábado, a iniciativa “Aldeias de Mar – Castelo do Neiva”, que inclui a inauguração de uma exposição e uma mostra gastronómica “Um Mar de Iguarias”.

O programa começa às 11h00, com a abertura da exposição “Um Mar de Tradições” na sede do GRECANE. Entre as 12h00 e as 16h00, a Rua dos Pescadores acolhe a iniciativa “Um Mar de Iguarias”, uma mostra gastronómica conjugada com animação diversa.

O evento gastronómico terá como destaque o marisco e o polvo pescado ao largo da costa de Castelo do Neiva e que é servido nos restaurantes locais. Assim, marcam presença nesta mostra: Pedra Alta, Casa da Joana, Segredos do Mar, Sede do Castelense, Taberna da Laurinda, Restaurante O Carvalho, Tasco Regional e ainda a Pastelaria do Castelo.

A animação será garantida com MetaSonora, Grupo Folclórico de Castelo do Neiva (GRECANE) e ainda Grupo Folclórico e Etnográfico de Castelo do Neiva.

A iniciativa, promovida pela Câmara de Viana do Castelo, visa “promover o desenvolvimento local e a diversidade das economias das zonas pesqueiras, através do empreendedorismo, da promoção do emprego sustentável e com qualidade, da promoção da inovação social e criação de respostas a problemas de pobreza e exclusão social”, refere a autarquia em comunicado.

Esta candidatura de valorização da Aldeia de Mar – Castelo do Neiva inclui a exposição temática, de cariz etnográfico, que abordará os Trajes de Pescadores e Sargaceiros de Castelo do Neiva e a exploração das vivências e memórias na primeira pessoa das gentes locais, com um enquadramento regional do litoral vianense comparando-o com as restantes Aldeias de Mar, pretendendo valorizar as práticas, usos e costume desta Aldeia de Mar.

Já o Mar de Iguarias vai apresentar os produtos gastronómicos do mar de origem local, associando esta mostra a um festival etnográfico e cultural, onde grupos folclóricos e etnográficos e associações desta Aldeia de Mar irão mostrar parte dos seus usos e costumes.