Altominho.tv

Ponte da Barca vai plantar uma árvore por cada inscrição nos Trilhos Ocultos

A aldeia de Entre Ambos-os-Rios, em Ponte da Barca, recebe, no próximo fim de semana, a quarta edição do “Trilhos Ocultos”, uma iniciativa que volta a proporcionar atividades desportivas e que promete plantar uma árvore por cada inscrição no evento.

Canyoning, stand up paddle, trails e uma caminhada, com organização da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Entre Ambos-os-Rios, são as propostas de uma iniciativa  que pretende “proporcionar o acesso a atividades de montanha com baixo custo, o regresso ao desporto e a dinamização da freguesia como referência no desporto de aventura e de montanha”.

No sábado, o programa conta com uma descida do rio em canyoning, onde os participantes podem descobrir paisagens e cascatas, ou, em alternativa, praticar stand up paddle no espelho de água do rio Lima, Froufe e Tamente.

Já o domingo reserva um trail curto e um trail longo, com distâncias de 18 e 30 quilómetros respetivamente, “por trilhos praticamente desconhecidos da Serra Amarela”. Paralelamente, haverá uma caminhada de dificuldade média, com uma extensão de 10 quilómetros.

Quem participar nas atividades desportivas estará, ao mesmo tempo, a contribuir para a reflorestação de uma área do concelho devastada pelos incêndios. Segundo a organização, o fogo que lavrou, no passado dia 14 de julho, nesta aldeia junto ao Parque Nacional da Peneda-Gerês, destruiu cerca de 1400 hectares de floresta.

“É necessário, o quanto antes, recuperar o ecossistema florestal que serve de habitat e de refúgio de animais selvagens, repor carvalhais, galerias retículas e bosques. Neste sentido, de forma a contribuir ativamente para minimizar o impacto dos incêndios, a organização do “Trilhos Ocultos” plantará uma árvore por cada inscrição no evento, contribuindo assim para a recuperação da floresta autóctone”, lê-se na nota enviada à Altominho TV.

As inscrições e informações sobre as diferentes atividades podem ser consultadas aqui.