Altominho.tv
MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE CERVEIRA

Construção de novo parque empresarial de Cerveira concluída no final de abril de 2023

A construção da 5.ª área de acolhimento empresarial de Vila Nova de Cerveira, que está a nascer na freguesia de Sapardos, junto ao nó da Autoestrada 3 (A3), deverá ficar concluída no final de abril de 2023.

Com uma localização estratégica, a obra prevê “a criação de 12 lotes de dimensões idênticas, com cerca 2.700 metros quadrados cada, numa área total de 32.602 metros quadrados”, adianta o município, acrescentando que os trabalhos estão a realizar-se a bom ritmo, estando a decorrer, nesta fase, a instalação das infraestruturas no arruamento principal.

“Esta nova área de acolhimento empresarial no concelho pretende colmatar a carência de espaços com aptidão para a instalação de empresas e a procura urgente por estes espaços, promovendo fortes dinâmicas económicas”, afirmou o presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, citado na nota enviada à imprensa.

Para o autarca, este investimento é “uma necessidade para o desenvolvimento do interior do concelho, atraindo mais atividade económica e, por consequência, mais pessoas, assegurando a potenciação do vigor industrial de Vila Nova de Cerveira”.

Do ponto de vista urbanístico, o projeto da nova área de acolhimento empresarial teve em conta “a preocupação de otimizar a integração da infraestrutura o melhor possível na topografia existente”.

Segundo a autarquia, “serão criadas quatro plataformas a diferentes cotas, com a instalação de três lotes em cada, como forma de minimizar o movimento de terras e reduzir o ruído visual”. Já o acesso aos lotes “será feito de forma individual e diretamente da via existente, que também será alvo de beneficiação”.

Todo o espaço “irá disponibilizar um conjunto de infraestruturas com repercussões nos custos do produto, nomeadamente, na produção e utilização de energias renováveis e reutilização de águas” e “com caraterísticas compatíveis com as exigências da procura, principalmente ao nível do Sistema de Indústria Responsável (SIR)”.

Com o registo de um elevado número de interessados na aquisição dos lotes, a sua venda será realizada através de hasta pública em data a anunciar.

Com um valor de contrato de 1.143.075,13 euros, o novo parque é cofinanciado em 667.285,30 euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).