Altominho.tv

Encontro Galaico-Minhoto volta a realizar-se em Sanfins

O Mosteiro de  Sanfins, em Valença, vai acolher, no próximo domingo, o regresso do Sanfins Medieval – IX Encontro Galaico-Minhoto.

A iniciativa, organizada pela Associação Cultural e Artística Luar do Minho com o apoio da Câmara de Valença e da União de Freguesia de Gondomil e Sanfins, “pretende dinamizar um dos mais emblemáticos mosteiros do Noroeste Peninsular”.

A jornada medieval começa com um atelier de pintura no claustro do mosteiro, pelas 16h00, contando com a participação de vários pintores da região. Segue-se a recriação e explicação da confeção do Anho à Sanfins, com arroz do pingo no forno a lenha, que decorrerá na Casa da Eira do Mosteiro.

O ponto alto do evento será a ceia medieval, que inclui a degustação do Anho à Sanfins, empanadas e Caldos do Couto e cuja participação implica uma pré-inscrição.

O programa contempla também, pelas 18h00, uma visita guiada ao Mosteiro e à Cerca da Quinta, a cargo do historiador Narciso Serra, o espetáculo “Música na Capela”, às 21h00, com o grupo Eishan Ensemble, na igreja do mosteiro, e, pelas 22h00, o concerto “Sons do Couto” a cargo do grupo Luar do Minho.

O IX Encontro Galaico Minhoto encerra com a tradicional Queimada Galega.