Altominho.tv
IKFEM

Festival volta a reunir 10 pianos na ponte internacional Valença-Tui

O International Keyboard Festival & Masterclass (IKFEM) assinala 10 anos e arranca esta sexta-feira com um espetáculo com 10 pianos. O festival prolonga-se até 26 de agosto, na eurocidade Valença-Tui.

A abertura da 10.ª edição, a partir das 19h30, vai reunir 20 pianistas que vão tocar em 10 pianos, simultaneamente e sob direção do maestro Gabriel Rodríguez, na ponte internacional que liga as cidades de Valença e Tui.

Aos portugueses António Oliveira, Francisco Pais, Ana Queirós, Luisa Ferreira, Cristóvão Luiz, Isabel Sá e Jacqueline Conde, e aos espanhóis Andrea González, Daniel Pereira, Rodrigo Portela, Brenda Vidal, Lilián de Arredondo, Gonzalo García, Óscar Mirás, Pablo Rodríguez, Manuel López, Javier López, Iago García e Rasa Biveiniene, junta-se uma jovem pianista ucraniana que fugiu de Kharkiv e vive, agora, em Vigo.

O festival transfronteiriço, que une as margens do rio Minho, apresenta um cartaz com 15 concertos, masterclasses e atividades paralelas em 12 locais emblemáticos de Valença, como o jardim municipal, a Praça da República, na Fortaleza, e a Igreja de Santa Maria dos Anjos, e de Tui, como o Passeio Fluvial, a Praça de San Fernando da Catedral, o Passeio da Corredera e a Igreja de Santo Domingo.

Entre os destaques da programação estão Júlio Resende & Almo, que atuarão no Jardim Municipal de Valença, no dia 25, às 21h30. O pianista e compositor faz-se acompanhar pelos cantores líricos Paulo Lapa (tenor) e Tiago Matos (barítono), uma simbiose perfeita entre jazz, improvisação e canto, uma sonoridade diferenciadora que faz jus à essência do Fado e do cancioneiro tradicional português.

O concerto do maior carrilhão itinerante do mundo fará uma homenagem à música ucraniana, brasileira e portuguesa, no dia 24, às 19h00, no Passeio da Corredera em Tui, e no Jardim Municipal de Valença, às 21h30. O carrilhão LVSITANVS pertence ao CICO – Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão, fundado por Alberto Elias, Sara Elias e Ana Elias, que irá protagonizar este concerto. Inaugurado em maio de 2015, este instrumento musical tem 63 sinos e pesa 12 toneladas.

O espetáculo “Il Grande Piano” também quer despertar a atenção do público, no dia 21, às 16h00, na Praça da República, na Fortaleza de Valença, e às 23h00, na Praça da Catedral de Tui. Trata-se de um teclado gigante, feito à mão, que se instala no chão e se toca com os pés, como se de uma dança se tratasse. É uma combinação de acrobacia e música, a cargo dos artistas de circo Edoardo Ramojno e Silvia Zotto, e do violeiro Manuel Benyacar.

Pablo Carpintero & Rosa Sánchez (música tradicional), María Toledo (flamenco), Nuria Lorenzo & Alejo Amoedo (música clássica), Pablo Gómez Ábalos (música barroca e clássica), Dani (pop) e La Barca (pop de raiz) são outros dos artistas convidados da edição de 2022.

A entrada para os concertos é livre, mas limitada à lotação. Para o espetáculo Xacobeo Bridge que marca a abertura do IFKEM na ponte internacional é obrigatório levantar bilhete no site do festival.