Altominho.tv

Feira com meia centena de artesãos vianenses dá início à Romaria d’Agonia

Meia centena de artesãos vianenses participam este ano na Feira de Artesanato da
Romaria da Senhora d’Agonia que abre já no sábado, em simultâneo com o Posto de Informação sobre a festa, que terá um miniauditório com projeção de conteúdos
multimédia.

A feira, que decorre como habitualmente no Jardim Público da cidade, vai funcionar de 06 a 21 de agosto e antecede o início da Romaria d’Agonia, estando reservada apenas a artesãos do concelho de Viana do Castelo, incluindo na área da gastronomia, alguns a trabalhar ao vivo no recinto.

“É uma feira de artesanato de Viana do Castelo, feita pelos nossos artesãos, para
mostrar o que de melhor temos e fazemos. Essa é a nossa aposta”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia.

Pelo segundo ano, a feira destina-se exclusivamente a artesãos do concelho e deixará de ter restrições, mantendo-se apenas os pontos para entrada e saída do recinto, cujo acesso é gratuito, para direcionar o movimento no interior, nas melhores condições de segurança sanitária.

Também no sábado, 06 de agosto, o edifício dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, reabre como Posto de Informação sobre a Romaria d’Agonia, que vai decorrer de 17 a 21 de agosto na cidade. No local é possível encontrar, entre outra informação sobre a festa, uma exposição com as cinco propostas para o cartaz oficial da Romaria d’Agonia deste ano mais votadas pelo júri.

“Temos também a novidade de um miniauditório para que os visitantes possam assistir confortavelmente a conteúdos dos principais quadros da Romaria. Além disso, o Posto de Informação terá também um reforço na imagem do ‘Somos Todos Romaria’, com novos temas e peças, como vestuário alusivo, canecas, cadernos ou publicações. Será um local de muita interação com quem nos visita e com a população”, sublinha António Cruz.

A mesma interação que a comissão de festas pretende atingir com a feira de artesanato, a poucas centenas de metros, e que em 2022 vai decorrer de 06 a 16 de agosto, das 16:00 às 23:00, passando de 17 a 21 de agosto a ter lugar das 10:00 às 24:00.

A Feira-Exposição de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia remonta a 1917, quando se realizou a primeira exposição de lavores regionais, chegando aos dias de hoje como um evento âncora da cidade, com dezenas de artesãos.

A sua abertura, em pleno centro de cidade, antecede, como habitualmente, o arranque da Romaria, que este ano vai volta a ser totalmente ao vivo, depois de dois anos de fortes restrições impostas para conter a pandemia de covid-19.

Paralelamente, a mostra digital da Feira de Artesanato das Festas de Nossa Senhora
d’Agonia, lançada em 2020 para colmatar a ausência deste evento devido à pandemia, vai continuar disponível.