Altominho.tv

Ponte da Barca vive Romaria de São Bartolomeu de 19 a 24 de agosto

De 19 a 24 de Agosto, a vila de Ponte da Barca vive as suas Festas Concelhias – a Romaria de S. Bartolomeu.

Considerada uma das mais genuínas Romarias do Alto Minho, o S. Bartolomeu constitui um dos maiores cartões de visita do concelho barquense.

Durante seis dias, nesta vila revivem-se tradições, usos e costumes.

Não faltará a gastronomia mais típica, o folclore, as concertinas, os cantares ao desafio, a Feira das Tasquinhas e do Artesanato, a Feira do Linho, os Jogos Tradicionais, entre muitas outras atividades.

O grande cartaz das Festas de S. Bartolomeu acontece na noite de 23 de Agosto com o desfile e atuação das Rusgas pelas ruas da vila, arrastando multidões e prolongando a folia por toda a noite.

A noite de 23 é o momento alto da Romaria, onde os grupos que se formam são os protagonistas da noite dedicada às danças e cantares populares.

Segundo a autarquia, “através das concertinas, dos bombos, dos cavaquinhos e outros instrumentos tradicionais, as rusgas desfilam, formam-se rodas de tocadores, dança-se o vira e canta-se à desgarrada em plena rua. Durante a tarde deste dia tem lugar o cortejo etnográfico, onde desfila o melhor das tradições do concelho, com a apresentação de um conjunto de ciclos dos usos e costumes da região”.

O dia 24 de Agosto é consagrado às festividades religiosas em honra de S. Bartolomeu, onde a grandiosa e solene Procissão ocupa o principal destaque, com a participação de todas as freguesias com os seus santos mais representativos.

A encerrar a festa, há um espetáculo de luz e cor proporcionado pelo fogo de artifício.