Altominho.tv

Tapetes de flores regressam amanhã à noite às ruas de Caminha e Vilarelho

Dentro de pouco mais de 24 horas, as comissões das várias ruas das freguesias de Caminha (Matriz) e Vilarelho vão iniciar a confeção dos tapetes de flores que irão enfeitar várias artérias para a Solenidade do Corpo de Deus, que se assinala quinta-feira. Aos moradores junta-se, este ano, a comunidade ucraniana, este ano a convidada da Câmara Municipal para o tapete que ficará em frente aos Paços do Concelho.

Depois da interrupção ditada pela pandemia, a tradição é retomada este ano e, na verdade, os trabalhos já decorrem há muitos dias, porque é preciso tingir materiais, cortar os verdes, desfolhar as flores e, claro, produzir os desenhos e moldes que servirão de base aos tapetes.

A responsabilidade é de cada rua, ou melhor, dos seus moradores, que se organizam e, por norma, se reúnem ao serão para que nada falhe a partir da véspera do Corpo de Deus, altura em que a confeção se inicia ao final do dia e entra pela noite, até que cada rua dê por terminada a sua tarefa.

O Executivo tem vindo a convidar outros municípios para participar na elaboração dos tapetes. Já aconteceu com, Viana do Castelo, com a vizinha A Guarda, Sardoal, Ponta Delgada, entre outros. Este ano será a Ucrânia, através da comunidade que aqui se encontra refugiada da guerra que assola o seu território, a convidada do Município.

Dezenas de pessoas irão participar e compor, com flores e outros materiais, o molde que resulta do desenho de uma artista ucraniana que se encontra em Caminha. Oksana Ivanchenko, ilustradora e designer já terminou o seu trabalho e vamos poder vê-lo “nascer” em frente aos Paços do Concelho a partir do final da tarde de amanhã.

Quinta-feira, dia 16 junho, a Solenidade do Corpo de Deus voltará assim a ser marcada pelos tapetes floridos, que regressam às ruas de Caminha e de Vilarelho. Várias artérias das freguesias vão novamente “acordar” vestidas com os extraordinários e originais tapetes floridos, elaborados pelos caminhenses e, desta vez, ucranianos, durante a noite.

Recorde-se que, para além da religiosidade que lhe é inerente, a Festa do Corpo de Deus é um autêntico cartão de visita do concelho de Caminha. Todos os anos, milhares de pessoas visitam Caminha para admirarem as verdadeiras obras de arte que enfeitam as ruas. A pandemia obrigou a interromper a tradição, mas volta a haver condições para trazer de volta um hábito tão acarinhado por população e visitantes.

Ainda no dia 16 de junho, pelas 16h00, o programa da Solenidade do Corpo de Deus é também marcado pelo Ofício Solene de Vésperas na Igreja Matriz de Caminha e Procissão com a representação de todas as paróquias do Arciprestado.

A organização da Festa do Corpo de Deus é da responsabilidade do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha e União de Freguesias de Caminha e Vilarelho.