Altominho.tv
CM VIANA DO CASTELO

Câmara de Viana avança com projeto de restauro do chafariz da Praça da República

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover um projeto de conservação e restauro do chafariz da Praça da República, ‘ex-líbris’ da principal sala de visitas da cidade.

Em comunicado, a autarquia adianta estarem em causa “patologias da pedra que afetam o chafariz, a necessidade de substituição da tubagem interior e da consolidação da estrutura” e que “de acordo com especialistas na área, é necessário que seja totalmente desmontado para ser tratado e voltar a ser colocado”.

A intervenção “obedece a um projeto técnico específico não só de consolidação da estrutura como de tratamento das patologias do granito, com o acompanhamento da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN)”.

Por ser um monumento classificado como Património Nacional, a obra “também carece de validação da Direção Geral do Património Cultural”.

O chafariz da Praça da República é uma obra do mestre canteiro João Lopes, tendo ficado concluído em 1559. Segundo a autarquia, “durante vários séculos, foi o ponto de abastecimento de água potável da população vianense e, pela sua monumentalidade e localização, uma das referências urbanas do burgo”.