Altominho.tv

Tradição de “Levantar o Pau” volta a cumprir-se no domingo em Longos Vales

A freguesia de Longos Vales, em Monção, volta a cumprir, no domingo, a tradição centenária de “Levantar o Pau” que assinala o arranque das festividades em honra de S. João Baptista.

A tradição, que não se realizou nos dois últimos anos devido à pandemia, está novamente marcada para o lugar do Mosteiro, às 15h00, e é organizada por uma “quadra” – conjunto de vários lugares da aldeia que, a cada ano, tem a responsabilidade de organizar a festa em honra do padroeiro que, este ano, acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho.

Inicialmente, só os homens é que levantavam o pau, mas a rivalidade crescente entre as “quadras”, para “levantar um pau cada vez maior”, acabaram por abrir a tradição a todos quantos queiram participar e nos últimos anos as mulheres têm vindo a “juntar a sua força” à tradição.

O pau, um eucalipto com com uma altura variável entre 30 e 40 metros, pintado às cores, “é levantado com a ajuda de quatro cordas interlaçadas”, puxadas pelos elementos da organização e pela população.

A tradição cumpre-se cerca de três semanas antes da romaria, mas depois de ser levantado, o pau fica enterrado junto ao mosteiro de São João Baptista até 31 de dezembro. Nesse dia, o pau é retirado e cortado porque no dia 1 de janeiro do novo ano já entra uma nova comissão para tomar conta da festa.