A Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), localizada em Melgaço, celebra, na sexta-feira, o 11.º aniversário, com atividades que pretendem “chamar a comunidade para dar a conhecer as valências e as instalações do campus”.
As comemorações começam às 15h00 com a receção dos convidados, seguindo-se, meia hora depois, o Trilho de Desporto e Lazer. No final, por volta das 17h00, cantam-se os parabéns à instituição de ensino com um alvarinho de honra.
Na noite de sexta-feira, a partir das 21h30, realiza-se um Sarau Desportivo, uma iniciativa de acesso livre que pretende “dar visibilidade às práticas do curso de licenciatura em Desporto e Lazer, assim como dar a conhecer e apresentar clubes e associações do distrito a toda a comunidade do IPVC e à comunidade de Melgaço”.
Mais oferta formativa e alojamento
Aumentar a oferta formativa, melhorar a capacidade de alojamento para alunos e docentes e ter um maior alcance junto da comunidade envolvente e científica são os desafios que o diretor da ESDL avança para os próximos anos.
“São 11 anos sempre em crescimento, um crescimento que tem sido consolidado e sustentado, mas que não termina agora até porque os desafios continuam”, afirma Pedro Bezerra, citado em comunicado.
O aumento da capacidade de alojamento da escola já deu os primeiros passos com a assinatura do protocolo entre o município de Melgaço e a Movijovem, mas o IPVC está a trabalhar “em mais soluções” para colmatar a falta de camas, nomeadamente a reconversão e a ampliação da Escola Primária de Prado para disponibilizar alojamento aos estudantes.
“Já temos o financiamento aprovado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para avançar com a obra e aumentar para 21 camas o alojamento da ESDL-IPVC”, adianta Pedro Bezerra. E acrescenta: “A Comissão de Baldios da freguesia de Prado cedeu um terreno e estamos a trabalhar na possibilidade de se criar mais uma oferta de alojamento com 36 camas”.
Outro dos desafios apontados pela escola é o recém-criado Centro de Investigação SPRINT, que envolve professores e investigadores do IPVC e também de outras instituições. “Este centro de investigação surge com a necessidade de aumentar a interação com a região no sentido de monitorizar, avaliar e encontrar estratégias para criar hábitos saudáveis na população, dando assim resposta às necessidades existentes”, justifica o diretor da ESDL-IPVC.