Altominho.tv

Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo quer recuperar tradições

A Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) já tem data marcada e promete “recuperar as tradições académicas e do Alto Minho”.

A garantia foi deixada pelo presidente da Federação Académica do IPVC, André Neves, que desafia os estudantes a participarem nas inúmeras atividades previstas de 13 a 19 de maio.

Concertos para todos os gostos, Missa de Finalistas, Cortejo e Serenata são alguns dos destaques da Semana Académica que promete “ser diferente”.

“Vamos fazer história juntos?” é o repto lançado pela Federação Académica do IPVC.

Depois de se ter conseguido realizar a Receção ao Caloiro, a evolução pandémica piorou e a confirmação da possibilidade de se realizar a Semana Académica já chegou mais tarde. 

“Para nós, organização, a responsabilidade é mais acrescida. Agora tudo estabilizou, mas temos que manter a segurança dentro do recinto e há medidas que temos que cumprir”, assegura o presidente da Federação Académica do IPVC, André Neves, enaltecendo a adesão dos ex-alunos. “Dois anos depois vamos retomar as tradições e é engraçado que temos estudantes que não viveram a Semana Académica e acabaram por tirar este período de férias para viver a sua última Semana Académica”, adianta André Neves, mostrando-se “feliz” por ter este retorno dos ex-alunos.

A 34.ª edição da Semana Académica do IPVC, cujo recinto será nos jardins do forte de Santiago da Barra, contará com nomes da música nacional como Quim Barreiros, Karetus, Ivandro e Lon3r Johny.

A semana começa na Igreja da Senhora da Agonia com atuação da Hinoportuna, com a tradicional Serenata, pelas 23h30 horas, na sexta-feira. Nessa noite, o recinto abre à 01h00 com atuação dos Supa Squad e do Dj Pedro Pereira.

Para sábado, dia 14 de maio, às 10 horas, está prevista a Missa de Finalistas e Bênção das Pastas no Santuário de Nossa Senhora da Agonia. Já no recinto, à noite, as atenções estarão focadas nos artistas Lon3r Johny e Karetus.

Entretanto, no dia 15 de maio, dia do Instituto Politécnico de Viana de Viana do Castelo, é dia também do “IPVC tem talento”, com a participação de algumas bandas de estudantes e de tunas das várias escolas da academia. A noite termina com a presença de Urze.

No dia 16, segunda-feira, o palco “muda-se” para Refóios do Lima, onde está marcada a presença dos KALHAMBEKE, da Rosinha, dos Dj’s Mayze X Faria e da TUNESA e a TESA, tunas da “casa”.

IVANDRO é o artista convidado da noite de terça feira, dia 17 de maio, onde vão subir ao palco também o Dj Fábio Vasquez e os Put2grill.

Um dos momentos de destaque da Semana Académica chegará na quarta-feira, dia 18, com o Cortejo Académico para “inundar de cor e alegria as ruas da cidade”, a partir das 14 horas. Ao final do dia, no recinto, há Sippinpurpp, seguido pela Dj Zanova e C.LÀ.VI.

Quim Barreiros encerra a Semana Académica, no dia 19, em conjunto com os Insert Coin e o Dj Fábio Gonçalves.