O projeto Migra Miño-Minho é um dos finalistas da 6.ª edição do Prémio Natura 2000, promovida pela Comissão Europeia, na categoria de cooperação transfronteiriça.
O concelho de Vila Nova de Cerveira é um dos parceiros do projeto, através do Aquamuseu do rio Minho, visando “a proteção e a conservação do ‘habitat’ da sub-bacia fluvial do troço internacional do rio Minho, desde a barragem de Frieira, na província de Ourense, Galiza, até a sua desembocadura, incluindo os seus afluentes ou tributários de Portugal e da Galiza (superfície de 1934 quilómetros quadrados)”.
O projeto de cooperação transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal é um dos 40 que concorrem aquele prémio e os vencedores das cinco categorias, selecionados por um júri de peritos, serão anunciados numa cerimónia agendada para maio, em Bruxelas
O público europeu pode “escolher o vencedor do Prémio Cidadania Europeia entre todos os projetos finalistas”. O processo de votação pública online decorre até 27 de abril.
O Prémio Natura 2000 reconhece os esforços feitos pelos países europeus na proteção e restauração de ecossistemas naturais, através de ações de conservação e de sensibilização para habitats e espécies.