Altominho.tv

Morreu Américo de Sequeira, antigo deputado e autarca do PSD de Arcos de Valdevez

O antigo presidente da Câmara de Arcos de Valdevez e deputado do PSD, eleito pelo distrito de Viana do Castelo à Assembleia da República, nas I e V legislaturas, Américo de Sequeira, morreu hoje aos 90 anos.

“O Município de Arcos de Valdevez informa, com enorme pesar, o falecimento do antigo presidente da Câmara Municipal, Dr. Américo de Sequeira”, lê-se no comunicado hoje publicado na página oficial da Câmara de Arcos de Valdevez no Facebook.

A autarquia, liderada pelo social-democrata João Manuel Esteves, adiantou ter declarado dois dias de luto municipal, nos dias 19 e 20 de março, e expressado à família o “seu profundo pesar e grande consternação pelo falecimento do Dr. Américo de Sequeira”.

O município acrescentou que, a  bandeira do Município foi colocada a meia haste no edifício dos Paços do Concelho.

As cerimónias fúnebres decorrerão, amanhã, domingo dia 20 de março. Haverá um velório público no Edifício dos Paços do Concelho entre as 15h00 e as 16h30. A missa de corpo presente e o funeral ocorrerão na Igreja Paroquial e Cemitério de S. Jorge, pelas 17h30 horas.

“O Dr. Américo de Sequeira ocupou diversas funções de grande responsabilidade política local e nacional. Foi presidente da Câmara Municipal durante três mandatos [entre 1982 e 1993] e foi presidente da Assembleia Municipal. Foi, igualmente, deputado à Assembleia da República”, lê-se na publicação.

Segundo a autarquia, Américo de Sequeira “liderou o município de Arcos de Valdevez, tendo dado um grande contributo para o desenvolvimento do concelho”.
“A sua partida é uma perda para Arcos de Valdevez”.

Nascido a 01 de janeiro de 1932, foi ainda professor do ensino secundário.