Altominho.tv

Barragens do Alto Lindoso e Touvedo usadas para produzir eletricidade duas horas por semana

O Governo restringiu o uso de várias barragens para produção de eletricidade e para rega agrícola devido à seca em Portugal continental. No distrito de Viana do Castelo, a água das barragens do Alto Lindoso e Touvedo só será usada para produzir eletricidade cerca de duas horas por semana.

Em conferência de imprensa conjunta com a ministra da Agricultura após uma reunião da comissão de acompanhamento da seca, o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, há “80% de probabilidade” de 2022 ser um ano seco.

Para fevereiro não há expectativa de que chova o suficiente para inverter a situação de seca meteorológica, mas março ou abril poderão trazer alguma mudança, embora não seja possível de prever a esta distância.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, afirmou que o Governo já contactou a Comissão Europeia para fazer “um reforço e simplificação dos adiantamentos” de apoios aos agricultores para fazerem face à situação.

As culturas de inverno e pastagens foram lançadas, mas a falta de chuva perturbou-as, exigindo aos agricultores “custos acrescidos” para as manter viáveis, indicou.

Para já, em todo o país, há quatro barragens cuja água só será usada para produzir eletricidade cerca de duas horas por semana, garantindo “valores mínimos para a manutenção do sistema”, nomeadamente, Alto Lindoso, Touvedo, Cabril (Castelo Branco) e Castelo de Bode (Santarém).