Altominho.tv
IPVC

Investigadores do Politécnico de Viana do Castelo no top mundial dos mais citados

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem três professores e investigadores no top mundial de cientistas mais citados em 2020, segundo o ranking “World”s Top 2% Scientists 2021”, elaborado pela Universidade de Stanford (EUA). Existem 703 portugueses nesta lista, sendo apenas 23 de Institutos Politécnicos.

Da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do IPVC consta Filipe Manuel Clemente, na área das Ciências do Desporto. Da Escola Superior Agrária (ESA), na área da Energia, é destacado o investigador Leonel Nunes. Da área de Optoelectrónica e Fotónica consta o investigador Gaspar Rego, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG).

De acordo com a nota enviada pelo IPVC à imprensa, com destaque na área das Ciências do Desporto, Filipe Manuel Clemente é o segundo português em apenas seis e o único de um Instituto Politécnico. Os tópicos de interesse e investigação de Filipe Manuel Clemente centram-se na metodologia do treino desportivo, com particular ênfase na avaliação e controlo do treino.

Das publicações mais recentes, destacam-se as que “procuram monitorizar o impacto do exercício na prontidão de atletas de modalidades desportivas coletivas através da utilização de biossensores”. E realçam-se ainda “as publicações relativas à identificação de variáveis determinantes para a manifestação do desempenho e aos estudos de intervenção que procuram atestar a eficácia e segurança de métodos de treino em atletas”, informa o docente da ESDL-IPVC.

Ao longo dos últimos anos, Filipe Manuel Clemente tem procurado “sintetizar quantitativamente e qualitativamente as principais evidências sobre o impacto de determinados métodos de treino em atletas, a partir da condução de revisões sistemáticas e meta-análises”.

Já o investigador Leonel Nunes, docente da Escola Superior Agrária, é o 11.º investigador português na área da Energia, ocupando o 33.º lugar, e é o primeiro investigador de um Instituto Politécnico a ser citado no ranking, entre os quatro que existem.

“Os artigos publicados enquadram-se dentro da área da Energia, principalmente na subárea das Energias Renováveis, com o foco na Energia da Biomassa”, avança o docente da ESA-IPVC, referindo que estes artigos resultam do trabalho de investigação que tem conduzido ao longo dos últimos anos, através de um conjunto de projetos e parcerias com entidades nacionais e internacionais.

Recentemente, Leonel Nunes também se tem dedicado ao estudo das alterações climáticas, “com o foco no impacto que as alterações climáticas têm nos ecossistemas, principalmente pelo crescente aumento do risco relacionado com os fogos rurais”.

Também o investigador Gaspar Rego integra este ranking dos cientistas mais citados a nível mundial, posicionando-se entre os melhores do mundo na área de Optoelectrónica e Fotónica. Gaspar Rego é o 9.º investigador português (em 17) na lista e o único de um Instituto Politécnico, sendo ainda um dos 11 investigadores do INESC TEC referenciados no ranking.

O documento com os resultados de “mais de 186 mil investigadores de todo o mundo, de 22 áreas científicas e 176 disciplinas”, apresenta a lista dos investigadores cujos trabalhos publicados mais contribuíram para o progresso nas suas respetivas áreas e que mais influenciaram a produção científica de outros investigadores.

O ranking utilizou dados de mais de oito milhões de cientistas considerados ativos em todo o mundo, realçando o mérito científico. Na lista, “constam 480 investigadores com afiliação nacional, 12 dos quais pertencentes a seis politécnicos”, lê-se na nota.