Altominho.tv
MUNICÍPIO DE ARCOS DE VALDEVEZ

Autarca de Arcos de Valdevez realça “importância” da parceria com a APA para recuperação da derrocada de Sistelo

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez sublinhou a importância da parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) na recuperação do aluimento de terras na aldeia de Sistelo, que ocorreu em junho passado.

“Esta parceria entre o município e a APA na concretização desta intervenção é de primordial importância para a estabilização e segurança do local e da população e para a sustentabilidade e valorização ambiental de Sistelo”, referiu João Manuel Esteves, aquando de uma visita ao local, onde o autarca, o vice-presidente do Conselho Diretivo da APA, Pimenta Machado, e o presidente da Junta de Freguesia de Sistelo, Sérgio Rodrigues, inteiraram-se sobre o projeto e o concurso público, para a execução da obra.

A intervenção, que resulta de um protocolo de cooperação técnica com a Agência Portuguesa do Ambiente, ao abrigo de uma candidatura ao Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), será realizada em duas fases, num investimento global superior a 1,4 milhões de euros.

A primeira fase, prevista para o início deste ano, prevê “a recuperação da linha de água, com colocação infraestruturas de drenagem das águas entre outros trabalhos”. “Na segunda fase, avançará a reconstituição da paisagem, desde o coberto vegetal até às estruturas de socalcos destruídas aquando do aluimento de terras, intervenção que terá o mesmo prazo de execução”, explica o município em comunicado.