Altominho.tv

Município distinguido com Selo ODSlocal 2021

A atribuição do Selo ODSlocal distinguiu o Município nas categorias
dinâmica/desempenho de topo.

O Município de Arcos de Valdevez foi distinguido com o Selo ODSlocal 2021, nas categorias Dinâmica e Desempenho Municipal devido às boas práticas implementadas através da Estratégia Local de Habitação, do Plano Municipal para a Igualdade e Não discriminação e do projeto EcoVoluntariado do Vez.

As distinções foram entregues pela Plataforma ODSLocal, que pretende mobilizar os municípios e outras entidades para a concretização local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.

A Plataforma ODSlocal surgiu de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA-Observatório de Ambiente, Território e Sociedade (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE-Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (Universidade Nova de Lisboa), e a 2adapt-Serviços de Adaptação Climática, uma empresa com sede na incubadora da Universidade de Lisboa.

A Plataforma atribuiu Selos ODSlocal, uma certificação que distingue os municípios que evidenciem um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local.

Aljezur, Arcos de Valdevez, Cascais, Castelo de Vide, Coruche, Ferreira do Zêzere, Funchal, Loulé, Seia e Viana do Castelo receberam o Selo ODSlocal na categoria “Dinâmicas Municipais”, por apresentarem dinâmicas positivas de evolução nos indicadores do Portal ODSlocal.

Os Prémios ODS Local distinguiram, as Boas Práticas inovadoras e sustentáveis que tanto as autarquias como a sociedade civil e as empresas estão a implementar, e medir o seu impacto.