Altominho.tv
FACEBOOK DE REPENTE, CANTA A GENTE

Canário, Pi D’Areosa, Jorge Salgueiro e jovens cantam ao desafio em Valença

Um grupo de alunos da Academia de Música Fortaleza de Valença e do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho vai, esta quarta-feira, partilhar o palco com Augusto Canário, Pi D’Areosa e Jorge Salgueiro. O espetáculo tem início pelas 21h30, no auditório da Academia de Música Fortaleza de Valença.

A iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, em colaboração com o município de Valença, desafiou jovens deste concelho a mostrar o seu talento no Canto ao Desafio, acompanhados de consagrados músicos repentistas portugueses.

Com entrada gratuita, o concerto será o último de uma tour que percorreu os 10 municípios do Alto Minho no âmbito da iniciativa “De Repente, Canta a Gente”. Segundo a organização, tratou-se de “um programa inédito de captação de talentos, que pretende divulgar e ensinar aos jovens da região esta forma de canto tradicional”.

No total, a atividade envolveu mais de 400 jovens que aceitaram o desafio de aprender as técnicas desta arte, considerada património cultural imaterial da região, e participaram em ações de capacitação, lideradas pelo cantador Augusto Canário. Cerca de 200 alunos passaram à fase de concertos em tour, tendo a oportunidade de mostrar publicamente aquilo que aprenderam.

Ainda este mês, terão lugar uma conferência e um concerto final, no Centro Cultural de Viana do Castelo, que vão reunir um conjunto alargado de cantadores e especialistas em repentismo oriundos de várias regiões do país, que serão desafiados a cantar quadras soltas.