Altominho.tv

Associação de Monção assinala Dia Mundial do Cuidador Informal com sessão de cinema solidária

A dinamicaMENTE assinala, esta sexta-feira, o Dia Mundial do Cuidador Informal e o Dia Mundial do Cinema, com o filme “O Poder da Música”. A sessão vai decorrer pelas 21h30, no Cine Teatro João Verde, em Monção, e a receita da bilheteira reverte a favor da associação.

O filme dá a conhecer “uma história comovente de um neurologista conceituado que assistiu ao lento e inexorável deterioração da saúde mental da sua mãe, doente de Alzheimer. Apesar de todos os seus esforços, nenhuma das suas pesquisas puderam impedir o terrível desfecho. Com a morte da sua mãe ele vê-se a deambular pela cidade encontrando consolo nas músicas que vai ouvindo pelas ruas e fica particularmente fascinado com dois artistas muito especiais: Una Vida, uma cantora de alguma idade cuja voz cativante parece vir de um outro mundo, e Stomping, o velho e prodigioso guitarrista que a acompanha. A cada dia que regressa para os ouvir, apercebe-se que Una Vida, tal como a sua mãe, sofre de Alzheimer e que os seus sintomas se atenuam sempre que canta a sua música. Curioso e emocionalmente ligado àquele caso, decide ajudá-la”.

Segundo a organização, a verba angariada com a iniciativa, realizada com o apoio do município de Monção, vai “permitir uma manhã, uma tarde ou um dia de descanso a um ou mais cuidadores informais”. “O contributo de todos permitirá cuidar do cuidador, daquela pessoa que cuida 24h por dia, 365 dias por ano, sem direito a descanso, sem direito a férias e muitas vezes sem direito a vida própria”, refere a dinamicaMENTE em comunicado.

Os bilhetes estão à venda no Cine Teatro João Verde, na Loja Interativa Monção e na bilheteira online.