Altominho.tv

Combustíveis sofrem novo aumento a partir da próxima segunda-feira

O gasóleo e gasolina voltam aumentar na segunda-feira. Os preços estão a subir há várias semanas.

O preço dos combustíveis vai voltar a subir no início da próxima semana. Desta vez, deverá rondar 1 cêntimo e meio, tanto na gasolina como no gasóleo. A informação foi avançada

Esta é uma notícia avançada pela SIC, que, segundo fonte do setor, explica que o aumento acontece por causa da subida de preço dos produtos refinados nos mercados internacionais, numa altura em que os combustíveis já estão em preços recorde.

Ainda esta semana o gasóleo subiu mais de 3 cêntimos e a gasolina mais de 2 cêntimos. Esta quarta-feira, a gasolina 98 atingiu o preço mais alto de sempre em Portugal, ultrapassando os 2 euros por litro.

Por regra, em Portugal o preço dos combustíveis é definido à segunda-feira com base nos dados dos últimos sete dias. “Qualquer alteração dos preços numa semana anterior vão ter o impacto na semana seguinte. No último mês tivemos uma subia de 10 dólares no preço do barril e estamos agora a sentir essa subida”, explicou Pedro Silva, técnico de energia da DECO Proteste.

Mais de metade do valor pago por um litro de combustível vai para o Estado. O Governo decidiu não aliviar a carga fiscal para penalizar os combustíveis poluentes e diz que a solução é mexer no lucro das gasolineiras.

Recorde-se que a evolução dos custos depende, no entanto, de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Os preços dos combustíveis têm sido um dos assuntos mais falados do momento, principalmente depois de a proposta de lei do Governo que permite a fixação de margens máximas de comercialização para os combustíveis ter sido aprovada na especialidade pelos deputados.