Altominho.tv

Ex-aluna do Politécnico de Viana do Castelo juntou comunicação e artes e trabalha com clientes internacionais

Terminou a licenciatura em Design do Produto na Escola Superior de Tecnologia (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em 2006 e nunca mais parou de estudar.

Apaixonada pela comunicação e pelas artes, Ana Albergaria criou uma empresa que alia as duas áreas, dando soluções a clientes de renome internacional.

Tradução, Marketing Digital, Gestão das Redes Sociais e Design Gráfico são as áreas que a GOTYKAGE Creative Agency se destaca no mercado.

A agência foi fundada em 2003, mas com a designação atual só foi registada em junho de 2019.

“O nome surgiu da influência de dois estilos que gosto muito: o gótico e o vintage. Como o nome não existia decidi arriscar”, justificou a alumna do IPVC, adiantando que está a decorrer o processo de registo da marca.

No final do estágio curricular, Ana Albergaria conseguiu um estágio profissional num gabinete de Design, onde ficou ainda a trabalhar alguns anos. “Enquanto estudava abri atividade como trabalhadora independente e quando terminei o bacharelato já fazia trabalhos de Design por conta própria. Além disso, também dava aulas de dança, já que tinha formação desde os quatro anos, e dava explicações de inglês”, lembrou.

Natural de Vale de Cambra, Ana Albergaria viveu em Viana do Castelo durante 11 anos. “Gostei tanto que preferi ficar a morar em Viana do Castelo. Por mim ficava a morar na cidade, porque adorei mesmo a experiência”, assegurou a empresária, que reside agora em Oliveira de Azeméis. A alumna do IPVC ainda trabalhou numa empresa de mobiliário de luxo como diretora de marketing e desempenhou as mesmas funções num grupo de clínicas de saúde. “Sempre trabalhei por conta própria, mas cheguei à conclusão que nunca conseguiria ganhar mais. Acabei por ter uma carteira de clientes generosa e arrisquei”, confessou a empresária que, entretanto, deixou de dar aulas de dança. “Como tirei vários cursos de línguas, de web design, de gestão de redes sociais, de marketing digital e de comunicação decidi também explorar essas áreas na minha empresa”, justificou.

Hoje, a GOTYKAGE Creative Agency tem clientes em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Suíça, Dinamarca, Noruega, Holanda, Reino Unido, Brasil, Angola, Moçambique, Bélgica, Paraguai, Bolívia e Venezuela.

A nível de tradução, destaque para o trabalho realizado para o Grupo Caixabank e BPI, na área do Marketing Digital a GOTYKAGE Creative Agency tem trabalhado com a empresa de calçado artesanal de luxo Mariano Shoes e também tem feito a legendagem de vários vídeos para o Grupo Boticário.

Para ter uma carteira de clientes de renome “é preciso trabalhar muito”. Mas o sucesso chega também pela “visão diferente” que Ana Albergaria tem da empresa.

“Muitos patrões querem produzir ao máximo sem se preocuparem com os colaboradores. Eu tenho uma visão diferente. Dou flexibilidade total aos meus trabalhadores e noto que eles andam muito mais felizes e motivados. Além disso, proporciono um ambiente de trabalho muito bom e isso traz muito mais produtividade. Todos eles assumem e vestem a camisola pela empresa”, assegurou a alumna do IPVC, admitindo que “sem bons profissionais também não se consegue fazer nada”.

Com a recente morte do pai, Ana Albergaria mudou de planos. A GOTYKAGE Creative Agency vai continuar, mas a empresária quer dedicar tempo para homenagear o pai e criar a Fundação Soares de Albergaria, uma instituição sem fins lucrativos.