Altominho.tv

PS quer reabilitar e alargar parque escolar do concelho de Viana do Castelo

O candidato do PS à Câmara de Viana do Castelo apontou como aposta, caso vença as eleições do próximo domingo, “a reabilitação e alargamento do parque escolar do concelho, nomeadamente em Santa Marta de Portuzelo, Areosa e nas terras de Geraz”.

Em comunicado enviado às redações, Luís Nobre recorda que “nos últimos anos, foram feitos investimentos absolutamente estruturantes nas escolas, na sua modernização ou reabilitação” e sublinhou que a área da Educação vai “continuar a ser central com obras em várias escolas”.

“A Educação continuará a ser a nossa paixão, pelo que trabalharemos na vertente da requalificação e modernização da nossa rede de equipamentos escolares, destacando a requalificação da Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, em Santa Marta Portuzelo, a construção do novo Jardim e EB1 da Areosa ou o novo Centro Escolar para as Terras de Geraz”, afirmou.

Em visita a várias escolas do concelho, o atual vereador na Câmara de maioria socialista, Luís Nobre, de 50 anos, propôs “priorizar e mapear investimentos nos equipamentos educativos, nomeadamente a conclusão do edifício onde funciona a Escola Profissional Artística do Alto Minho, dar continuidade ao Programa de Requalificação e Modernização do Parque Escolar do concelho e reforçar as condições para a promoção plena da Educação Digital, a implementar com os agrupamentos de escolas de Viana do Castelo”.

“Vamos também intensificar o trabalho de cooperação com a nossa comunidade em todos os domínios, destacando os projetos de desenvolvimento curricular no atletismo, que já envolve mais de 1.100 alunos na prática desportiva, as náuticas, com mais de 3.800 alunos, ou a iniciação à música, que juntam mais de 3.700 alunos. Tudo com o apoio do município, que será reforçado no próximo mandato”, garantiu o candidato socialista.

A elaboração de um projeto educativo municipal e o lançamento da Gala da Educação, para premiar o mérito académico, cívico e de inclusão”, estão entre as “48 medidas concretas” propostas no eixo “Valorizar a educação”.

Além de Luís Nobre pelo PS, concorrem às eleições do dia 26 Eduardo Teixeira pela coligação PSD/CDS-PP, Cláudia Marinho pela CDU, Jorge Teixeira pelo Bloco de Esquerda, Rui Martins pela Aliança, Paula Veiga pelo Nós, Cidadãos!, Maurício Antunes da Silva pelo IL e Cristina Miranda pelo Chega.

Nas autárquicas de 2017, o PS conquistou 53,68% dos votos e garantiu seis mandatos. O PSD atingiu os 21,25% (dois mandatos) e a CDU (PCP/PEV) alcançou 8,11% (um eleito).