Altominho.tv

Prémio Amadeu Costa premeia investigação nas áreas dos usos e costumes, artes, tradições vianenses e Romaria d’Agonia

O Prémio Amadeu Costa foi criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo para premiar a investigação nas áreas dos “Usos e costumes, artes e tradições vianenses” e dedicados à “Romaria da Senhora d’Agonia”.

O prémio foi criado “com o objetivo de perpetuar o espírito, a obra e o amor de Amadeu Costa na preservação e valorização da cultura tradicional de Viana do Castelo”, promovendo ainda a leitura das obras do etnógrafo e aprofundando o conhecimento das tradições e romarias do concelho.

Para o Presidente da Câmara, esta iniciativa é marcada pela “emoção” e visa destacar “o enorme trabalho e pesquisa que Amadeu Costa fez a favor comunidade e da cultura vianenses”.

“Este prémio, além de ser uma homenagem, visa estimular os mais jovens para que se possam apaixonar pela sua obra, pelos nossos usos e costumes e pela Romaria d’Agonia”.

Já João Lomba da Costa, filho de Amadeu Costa, agradeceu mais esta iniciativa “em prol da defesa da memória” do pai, num momento em que se está a assinalar o centenário do nascimento do etnógrafo.

De acordo com o regulamento, o Prémio Amadeu Costa será promovido anualmente e irá distinguir trabalhos realizados por alunos do ensino secundário e universitário de Viana do Castelo ou frequentar o ensino secundário e universitário no concelho vianense.

Será, pois, atribuído um prémio de 3.000 euros à modalidade “Usos e costumes, artes e tradições vianenses” e outro de 3.000 euros à modalidade “Romaria da Senhora d’Agonia”.

As obras apresentadas a concurso têm de ser originais e escritas em língua portuguesa e o júri será constituído por cinco elementos.

Os originais devem ser entregues até 30 de maio de cada ano civil e a deliberação será até 30 de julho do mesmo ano.

Os resultados serão divulgados a 23 de outubro, dia em que se assinala o nascimento de Amadeu Costa.

Amadeu Alberto Lima da Costa foi etnógrafo, investigador e dinamizador cultural.

É uma figura incontornável da cultura tradicional de Viana do Castelo pelo estudo e divulgação que dela realizou ao longo de toda a sua vida.

Small ads

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.

Flickr

  • la muchacha du Louvre
  • happy hour
  • le senior des Panoramas
  • a touch of Africa
  • abysmal tale
  • la boulangerie
  • la  boulangère
  • Machiko
  • rue des Barres